Democracia em Jogo: Uma Voz Jovem na Europa
Clube Europeu   Junho 25, 2024
O jogo “Gatos à liberdade” é um RPG (Role-Playing Game) criado integralmente pelos alunos do Clube Europeu do AEMFP, no qual cada jogador é convidado a assumir o papel de uma personagem, contribuindo com as suas decisões para contar uma história que pode assumir diferentes finais. Num mundo personificado por gatos somos confrontados com uma linguagem peculiar, que procura despertar a curiosidade e o interesse dos jogadores. A partir de cenários fictícios constrói-se uma narrativa dinâmica em que se abordam o populismo, o autoritarismo político, a perda de direitos fundamentais e a liberdade dos cidadãos.
O jogador não está condicionado a seguir um caminho baseado em más decisões individuais, podendo optar por uma política de compromisso com o bem comum. O jogo destaca-se pelo seu formato e pela pertinência da temática que aborda. Permite uma reflexão crítica sobre questões políticas contemporâneas e confirma que a criatividade e a educação podem caminhar, lado a lado, para a promoção da consciência social e política dos jovens.

Prosseguimos os mesmos objetivos, veicular a informação institucional, prestar contas do que se faz e o que fazemos, ser ponto de encontro e de disponibilidade para a partilha com todos, ser espaço de divulgação das nossas iniciativas e dinâmicas. / Manuel Cabeça, Diretor do Agrupamento