Painel de azulejos - "20 anos a caminhar juntos"

Foi com entusiasmo que o Clube de Artes Plásticas e Cinema recebeu esta proposta de colaboração.
Logo nesse mesmo dia, pusemos "mãos à obra" e, hoje, é com satisfação que vos apresentamos o projeto para o painel de azulejos, fruto do trabalho dedicado e criativo de todos os alunos deste agrupamento.
Num total de 54 azulejos, representativos das 54 turmas existentes neste agrupamento, este projeto que envolve talento e empenho, não virá a ser apenas mais uma obra de arte, mas um símbolo da nossa comunidade escolar unida em torno da cultura, da tradição e da expressão artística.
O azulejo, um elemento tão presente na nossa história e identidade, foi escolhido como meio para transmitir ideias, emoções e o que é importante para todos os que passaram por aqui, ao longo destes 20 anos de existência do Agrupamento Manuel Ferreira Patrício.
Durante este processo criativo inicial, os alunos e professores, juntamente com o Clube de Artes plásticas e Cinema, trabalharam incansavelmente, explorando a técnica, a simbologia e o significado que os azulejos podem carregar. Desde a escolha da cor azul (referência ao tradicional azulejo português e à própria simbologia da cor : fé, espiritualidade, lealdade, paz, estabilidade, harmonia, unidade e confiança), cada peça foi pensada e cuidadosamente planeada, por forma a compor um conjunto esteticamente harmonioso.
Acreditamos, que este painel não será apenas uma decoração; ele visa constituir uma mensagem, um legado para todos que passam por este espaço. Convida-nos a olhar com mais atenção o que nos cerca, a valorizar a arte e a história, e a perceber que, por meio da criação, podemos expressar a nossa visão do mundo e as nossas ideias mais profundas.
Agradecemos a todos os que se envolveram e vão continuar a dar o melhor de si nesta jornada — principalmente aos alunos e aos professores. Consideramos que este conjunto constituirá um reflexo do espírito colaborativo e da paixão que temos pela arte e pela educação.


O clube de artes plásticas e cinema

A escola, integrada num território educativo de intervenção prioritária, deve ter como principal propósito ajudar o aluno a ser pessoa, estudante, profissional, cidadão feliz, constituindo-se como resposta às diferentes questões sociais.

Transformar o agrupamento numa Escola de referência na área da inclusão (educativa, escolar e social), onde os alunos gostariam de estudar, bem como os docentes e os assistentes operacionais gostariam de trabalhar e não menos importante, onde os encarregados de educação gostariam de inscrever os seus educandos.

in Projeto Educativo