Espaço Contacto

PIPE-UÉ | 26 março 2025 | "CTRL+ Estudantes em ação (participa, agora é a tua vez!)”

O AEMFP estará representado com duas turmas de 9.º ano (convidadas); cinco alunos de turmas várias, representantes na AGA (vão participar na mesa redonda); um atelier dinamizado pela Equipa LED do nosso Agrupamento; e a cobertura do evento pelo Clube de Comunicação Social, totalizando uma participação com cerca de 50 pessoas.
Este evento resulta de meses de preparação iniciada em outubro de 2024, a convite da Pró-Reitora da Universidade de Évora, Professora Doutora Ana Fialho, e de uma articulação entre os vários agrupamentos de escolas da cidade e outras entidades:
- Dra. Suzete Rico, Dra. Ana Luísa Alegria e Dra. Margarida Costa da DIAE - Divisão de Integração e Acompanhamento de Estudantes da UE;
- Dra. Elsa Oliveira da DEIS - Divisão de Educação e Intervenção Social da Câmara Municipal de Évora;
- Profª. Dra. Cesaltina Pires da Aliança EU-GREEN;
- Ricardo Oliveira da AAUE - Associação Académica;
- Agrupamentos de Escola de Évora que se fizeram representar por:
- Professora Ana Rosado – AE Severim Faria; Professora Graça Viegas – AE Gabriel Pereira; Dra. Susana Russo – Espaço ComTacto, AE Manuel Ferreira Patrício; Dra. Ana Carriço – EPRAL.

O objetivo deste evento é promover a participação estudantil nos jovens ainda a frequentar o ensino básico e secundário. O dia 26 de março, foi a data definida para a sua realização, integrado no programa do mês da Juventude e dirigido a estudantes do ensino básico e secundário. O programa conta com o debate sobre a experiência da participação estudantil (na primeira pessoa), convívio cultural com a participação de grupos das escolas secundárias e da UE e realização de ateliers temáticos simultâneos (artes, ciência, tecnologia e visitas guiadas).


A escola, integrada num território educativo de intervenção prioritária, deve ter como principal propósito ajudar o aluno a ser pessoa, estudante, profissional, cidadão feliz, constituindo-se como resposta às diferentes questões sociais.

Transformar o agrupamento numa Escola de referência na área da inclusão (educativa, escolar e social), onde os alunos gostariam de estudar, bem como os docentes e os assistentes operacionais gostariam de trabalhar e não menos importante, onde os encarregados de educação gostariam de inscrever os seus educandos.

in Projeto Educativo