Editorial 04

por Manuel Cabeça, Diretor do Agrupamento

Mais um mês que se inicia.
A escola está em velocidade de cruzeiro, cumprem-se os planos de trabalho. Por esta altura congratulo-me pela constituição da associação de pais e encarregados de educação do nosso agrupamento. Sejam bem vindos.

O mês de novembro traz duas situações que aqui destaco;

A primeira, o Dia do Agrupamento, dia 19 de novembro.
Importante para nós na construção de uma cultura e para a afirmação da nossa identidade enquanto escola e enquanto agrupamento. É um momento solene de festa e de reconhecimento do trabalho que se desenvolve, onde destaco duas situações. Por um lado, o agradecimento a docentes e pessoal não docente que se aposentaram ao longo do ano. São referências, memórias de momentos, situações, afetos e sentimentos que aqui se partilharam e viveram. Por outro, o agradecimento e o reconhecimento do trabalho, da colaboração e do préstimo que o Prof. Dr. Ricardo Mira nos tem oferecido. Não é docente da casa, mas tem sido referência essencial na construção e consolidação de uma ideia de escola.

Segunda situação que destaco.
O mandato que cumpro está no final, tal como estão os instrumentos de gestão que têm orientado a ação pedagógica do agrupamento. Mais que fazer um balanço, sempre necessário e conveniente para saber o caminho percorrido, aponto ao futuro. Deixo uma pergunta entre balanço e futuro: que escola queremos? Diga-nos, faça-nos chegar a sua opinião, o seu contributo. Nós agradecemos.

A escola, integrada num território educativo de intervenção prioritária, deve ter como principal propósito ajudar o aluno a ser pessoa, estudante, profissional, cidadão feliz, constituindo-se como resposta às diferentes questões sociais.

Transformar o agrupamento numa Escola de referência na área da inclusão (educativa, escolar e social), onde os alunos gostariam de estudar, bem como os docentes e os assistentes operacionais gostariam de trabalhar e não menos importante, onde os encarregados de educação gostariam de inscrever os seus educandos.

in Projeto Educativo

Manuel Ferreira Patrício
Escola da Malagueira tem como patrono Manuel Ferreira Patrício.