Estratégia de Educação para a Cidadania
No agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, a cidadania é ativa. Constrói-se através de um processo de participação, individual e coletiva, com uma visão integradora das diversas áreas do saber que atravessa toda a prática educativa. Supõe, para além de uma dinâmica curricular, uma vivência de escola.
Os Professores caminham, lado a lado, com os estudantes. Não numa relação de verticalidade, mas numa dimensão de escuta e de criação de horizonte. Não faz sentido, planear, administrar e organizar a escola, prescindindo daquilo que os alunos pensam. Daí a importância da A.G.A. (assembleia geral de alunos). “A minha voz é importante porque posso dar opiniões que podem ajudar/ Porque eu posso dar a minha opinião se ninguém me julgar” - alunos do 5.º ano.
Vivenciamos a cidadania de um modo construtivo, dialogante e geracional. A sala de aula é transversal, aberta aos projetos, dando voz aos alunos e às famílias que se queiram envolver.