Prosseguimos os mesmos objetivos, veicular a informação institucional, prestar contas do que se faz e o que fazemos, ser ponto de encontro e de disponibilidade para a partilha com todos, ser espaço de divulgação das nossas iniciativas e dinâmicas.
Esta página irá traduzir e dar conta da dinâmica das escolas do AE; espero também a colaboração por parte de quem a consulta com sugestões, recomendações e observações que permitam que possamos chegar a mais gente de forma clara e objetiva.
O que anda a fazer o CINARTE | Clube de Artes Plásticas e Cinema?
No âmbito do programa pedagógico “Cinema Cem Anos de Juventude”, um projeto experimental de iniciação ao cinema, todas as quartas-feiras são dinamizadas oficinas de cinema no AEMFP.
Coordenado pela associação “Le Cinéma, Cent Ans de Jeunesse”, este projeto reúne, a nível europeu e além-mar, profissionais de cinema, professores, salas de cinema, associações e cinematecas. Criado em França, em 1995, para celebrar os cem anos do cinema, o programa tem sido implementado em vários países, incluindo Portugal, através da associação “Os Filhos de Lumière”, em parceria com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, desde o ano letivo 2006/2007.
Todos os anos, uma questão cinematográfica é trabalhada pelos participantes. Em 2024/2025, o tema é “O indivíduo, o grupo, a comunidade”, envolvendo cerca de mil crianças e adolescentes de diferentes regiões de Portugal, França, Espanha, Itália, Reino Unido, Brasil, Cuba, Alemanha, Argentina, Bélgica, Bulgária, Canadá, Colômbia, Grécia, Índia, Finlândia, Japão, Lituânia, México e Uruguai. Durante o ano letivo, os alunos são convidados a assistir a filmes, analisá-los e realizar exercícios filmados, culminando na criação de pequenos filmes-ensaio.
No sábado, 15 de março, o clube, em parceria com a equipa de profissionais de cinema da associação “Os Filhos de Lumière”, realizou mais uma oficina de cinema. Nesta sessão, três exercícios filmados foram postos em prática, após terem sido planificados ao longo das sessões anteriores.
O próximo passo, que se estenderá até ao final do ano letivo, será a realização de um filme-ensaio com a duração de 10 minutos."
Fotogaleria Relacionada
Missão - ajudar a ser, Visão
A escola, integrada num território educativo de intervenção prioritária, deve ter como principal propósito ajudar o aluno a ser pessoa, estudante, profissional, cidadão feliz, constituindo-se como resposta às diferentes questões sociais.
Transformar o agrupamento numa Escola de referência na área da inclusão (educativa, escolar e social), onde os alunos gostariam de estudar, bem como os docentes e os assistentes operacionais gostariam de trabalhar e não menos importante, onde os encarregados de educação gostariam de inscrever os seus educandos.