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In"d"ivertida

Integrado nas comemorações do nosso Agrupamento, realizou-se uma atividade de sensibilização intitulada in"d"ivertida, onde os alunos puderam colocar-se no lugar de outros e vivenciar algumas das inevitáveis dificuldades por si sentidas. Num espaço onde o envolvimento entre dinamizadoras e participantes foi de harmonia e motivação, houve a possibilidade se simular deslocamentos em cadeira de rodas, andarilho, muletas e também, enquadrar no local a comunicação através da utilização da Língua Gestual Portuguesa ou até realizar um trajeto em condições muito semelhantes às pessoas invisuais. Segundo os alunos participantes, de todas as secções da atividade, as experiências com maior grau de dificuldade foram: o percurso com utilização da cadeira de rodas e da simulação de pessoa invisual.
Por fim, para vossa reflexão, partilhamos alguns dos testemunhos daqueles que por lá passaram:
"É uma boa atividade porque nos faz perceber como são as pessoas com problemas";
"Vivenciei que a partir disto deu para perceber que as pessoas com dificuldades também têm a sua forma de comunicar";
"Foi estranho mas aprendemos como é o mundo".

Ângela Nunes, Elsa Garcia, Leonor Parra e Sandra Ferreira
Évora, 19 de novembro de 202

A escola, integrada num território educativo de intervenção prioritária, deve ter como principal propósito ajudar o aluno a ser pessoa, estudante, profissional, cidadão feliz, constituindo-se como resposta às diferentes questões sociais.

Transformar o agrupamento numa Escola de referência na área da inclusão (educativa, escolar e social), onde os alunos gostariam de estudar, bem como os docentes e os assistentes operacionais gostariam de trabalhar e não menos importante, onde os encarregados de educação gostariam de inscrever os seus educandos.

in Projeto Educativo