Sessão Teatro Interativo, Debate e História Pessoal “Recuso Ser Vítima

De acordo com o plano de ação da estratégia de educação para a cidadania no Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, o polivalente da escola sede do agrupamento, no dia 9 de dezembro, foi palco de duas sessões de
apresentação, representação e debate sobre a problemática da violência doméstica e no namoro,  de uma forma ativa e assertiva.

Inicialmente, parecia uma contradição para as quatro turmas 5º e 7º ano que assistiram, mas foi importante fazer perceber que podemos agir e podemos mudar a nossa vida e o que está ao nosso redor.

A atitude de vitimização faz perdurar as histórias e os padrões e faz-nos acreditar que é uma infelicidade e nada podemos fazer para solucionar ou terminar a situação.

Através de vários recursos artísticos e da história na primeira pessoa, Sílvia Abreu e a Associação Tocar n’Alma, a quem agradecemos, levaram à nossa comunidade escolar um despertar de consciências, que foi além desta temática.

Foi um momento impressionante, divertido e inspirador, onde se transmitiu também a mensagem de que todos os sonhos são possíveis, que cada um pode criar a sua realidade e um mundo melhor. E finalmente…que só o amor e compaixão são a solução.

A Equipa da Cidadania agradece e dá os parabéns aos alunos das turmas participantes e aos respectivos professores acompanhantes.

A partir de hoje vamos criar um final feliz e transmutar a violência!

A Equipa da Cidadania

Supportscreen tag