SEMINÁRIO – A Escola do século XXI: Partilhar o futuro!

Sob o lema “Partilhar o futuro: a Escola atual”, decorreu em Évora, no auditório do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, um seminário dedicado à Educação do século XXI, durante os dias 15 e 16 de julho.

O seminário, aberto a toda a comunidade escolar e com sessão simultânea por videoconferência a fim de evitar ajuntamentos, contou com as participações de nomes bem conhecidos do panorama educativo português, entre os quais salientamos a Prof. Dr.ª Ariana Cosme, a Dr.ª Daniela Ferreira, a Prof. Dr.ª Isabel Fialho e o Dr. Helder Pais.

Os temas abordados versaram sobre o conjunto de transformações e desafios lançados às escolas nos últimos anos, o enquadramento e a reconfiguração curricular proposta pela Autonomia e Flexibilidade Curricular, a abordagem integrada da avaliação, do ensino e da aprendizagem e a necessidade de repensar o sentido da ação docente.

Num ano letivo marcado pelos confinamentos sucessivos devido à pandemia que atingiu o planeta, os professores deste agrupamento reinventaram novos caminhos, novas propostas e estratégias tendo sempre por meta o sucesso educativo dos seus alunos. Assim, foram também apresentados à comunidade escolar os resultados de alguns projetos do Agrupamento Manuel Ferreira Patrício.

Supportscreen tag