Mural dos Direitos Humanos
Mural dos Direitos Humanos

Em resposta ao desafio lançado pelo Concurso dos Clubes Europeus, 2022/2023, o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, em articulação com a Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento, propôs a trinta turmas, do pré-escolar ao terceiro ciclo, a realização de um mural colaborativo, partindo do tema “Declaração Universal dos Direitos Humanos”. A cada grupo-turma foi proposto que, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, refletisse sobre diferentes artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Deste modo, cada turma participante trabalhou, de forma criativa, a face de uma caixa de cartão, na qual estruturou uma mensagem sobre o direito fundamental que lhe coube.


Mural dos Direitos Humanos

O Clube Europeu construiu e divulgou guiões de trabalho, preparou e distribuiu as caixas, cedidas pela Fundação Eugénio de Almeida, pelas diversas turmas, elaborou cartazes digitais sobre os diferentes artigos, associando-os posteriormente às respetivas caixas com recurso a códigos QR e, por fim, procedeu à instalação do Mural dos Direitos Humanos.

Clube Europeu 2022-2023
Mural dos Direitos Humanos

Mural dos Direitos Humanos

Mural dos Direitos Humanos

Cartazes digitais do Mural dos Direitos Humanos

2.º Encontro dos Clubes Europeus do Alentejo
2.º Encontro dos Clubes Europeus do Alentejo

O Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício participou no “2.º Encontro Regional dos Clubes Europeus do Alentejo”, coordenado pelo Centro de Informação Europe Direct do Baixo Alentejo, realizado em Beja, na Escola D. Manuel I, no dia 10 de maio. A iniciativa, que integrou o evento “Pontes: A Europa no Mundo, o Mundo na Europa”, foi criada com o objetivo de celebrar o Dia da Europa – 9 de maio. Das atividades desenvolvidas destacamos a reflexão sobre a importância histórica de Aristides de Sousa Mendes, a criação de um friso cronológico, que contou com a participação colaborativa de todos os alunos e através do qual foi possível representar de forma criativa factos relevantes da história recente da União Europeia. O encontro culminou com a visita ao centro histórico da cidade de Beja, com passagem pelo Núcleo Museológico da Rua do Sembrano e Castelo de Beja. Este encontro, que permitiu a troca de experiências entre os alunos das diferentes escolas participantes, apostou em aprendizagens relacionadas com o humanismo, construindo pontes para estimular o sentimento de pertença ao espaço e valores europeus.

Clube Europeu 2022-2023
2.º Encontro dos Clubes Europeus do Alentejo

Encontro Regional dos Clubes Europeus

Semana do Cinema Europeu
Semana do Cinema Europeu

No âmbito das comemorações do Dia da Europa – 9 de maio, o Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício (AEMFP), em articulação com o Clube de Cinema do agrupamento, promoveram uma mostra de cinema na semana de 8 a 12 de maio. Esta mostra de cinema contou com a presença de turmas dos 6º e 7º anos do AEMFP e em cada sessão foram visualizadas as seguintes curtas-metragens: The Shape, realizado por Jaco Van Dormael; Conspiracy, dirigido por Magdalena Załęcka; Party Animal, realizado por Yorgos Zois e The Loner, sob a direção de Tomasz Konecki. Os filmes, que foram exibidos, tiveram a realização de cineastas europeus e a sua seleção foi feita a partir da iniciativa #EUandME, cuja atividade visa sensibilizar os jovens para um conjunto diversificado de valores identitários da Europa. Os diferentes filmes apresentados foram o mote para o debate e reflexão sobre o presente e futuro da Europa, com particular destaque para questões relacionadas com a sociedade digital, a mobilidade (liberdade de viver, estudar, viajar e trabalhar na União Europeia) e a liberdade de expressão e direitos de comunicação.

Clube Europeu 2022-2023
Semana do Cinema Europeu

Semana do Cinema Europeu

Alimentação e sustentabilidade ambiental
Alimentação e sustentabilidade ambiental

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Ambiente, o Clube Europeu do AEMFP organizou uma palestra sobre o impacto da alimentação na sustentabilidade ambiental. Esta atividade realizou-se na biblioteca do agrupamento e contou com a presença dos alunos de oitavo ano, tendo sido dinamizada pela investigadora Dra. Elsa Lamy, do Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade de Évora. A pesca descontrolada, a desflorestação, enquanto consequência do aumento das áreas de produção agrícola e o desperdício alimentar foram alguns dos assuntos debatidos. Após a palestra, os alunos do Clube Europeu apresentaram aos colegas os trabalhos desenvolvidos no segundo semestre. De salientar a criação de um jogo digital, em RPG, que alerta a comunidade para alguns dos problemas decorrentes de hábitos poluidores, bem como para a necessidade de construirmos soluções essenciais à sustentabilidade do planeta. Também apresentaram um quiz, em formulário google, através do qual procuraram consciencializar a comunidade para a necessidade de transformar um conjunto atitudes e comportamentos, que afetam o nosso dia a dia, em práticas amigas do ambiente.

Clube Europeu 2022-2023
Alimentação e sustentabilidade ambiental

Alimentação sustentável

Alimentação e sustentabilidade ambiental

Sustentabilidade ambiental

Fake News
Fake News

O Clube Europeu AEMFP organizou a palestra Fake News, com o objetivo de promover o combate à desinformação e desenvolver competências no âmbito das literacias digitais. Esta iniciativa, que foi direcionada aos alunos de 7º ano, decorreu no dia 6 de junho e contou com a presença da palestrante Anabela Caeiro, em representação do Centro de Informação Europe Direct do Alentejo Central e litoral. Nas duas sessões realizadas foram apresentadas e debatidas algumas das características e formas de disseminação da desinformação, bem como a verificação de factos através de fontes fidedignas. Ainda, foram analisados exemplos de campanhas de desinformação e informação enganosa, tendo sido destacado o papel das redes sociais na divulgação de informação falsa. Como resposta para os problemas abordados foram apresentados exemplos de estratégias para verificar factos e detetar fontes de desinformação. Os alunos foram consciencializados e incentivados para a necessidade de promoverem informações de fontes fidedignas e a não partilharem conteúdos declaradamente falsos. Esta atividade permitiu aos alunos refletirem sobre a importância das literacias para os media e para a necessidade de terem uma postura critica na interpretação, seleção e partilha da informação.

Clube Europeu 2022-2023