Informação aos Pais e E.E – Covid 19

Caros Encarregados de Educação

Por determinação do Governo, foram suspensas as atividades letivas presenciais com alunos nas escolas, de 16 de março a 13 de abril de 2020. 

 

(Para leitura https://covid19estamoson.gov.pt/medidasexcecionais/#estabelecimentos-de-ensino-escolas 

Apesar das Escolas estarem encerradas às atividades letivas presenciais, o segundo período continua a decorrer. 

Para fazer face a esta pandemia, é extremamente importante que todos os cidadãos, as famílias, os adultos, os jovens e as crianças cumpram comportamentos e obedeçam às orientações da Direção Geral de Saúde (DGS).

Esta situação excecional de encerramento das escolas e do isolamento dos cidadãos tem por objetivo conter a propagação do vírus. Sejamos responsáveis. O nosso esforço de agora terá resultados amanhã. Sabemos que muito são os constrangimentos sentidos por partes das famílias, mas gostaríamos de sublinhar que este é o tempo oportuno também para ensinar e aprender.

A equipa Espaço Com Tacto atenta às dificuldades sentidas pelos encarregados de educação/pais elaborou um conjunto de sugestões. Apesar de se tratar de um período gerador de alguma ansiedade em todos nós, é importante não esquecer que se pode aproveitar para fazer algumas atividades que habitualmente, por falta de tempo, não conseguimos fazer. Relembramos que brincar e estar com o seu filho fortalece os laços e a vossa relação. Tente tirar o maior proveito deste tempo. 

Para tal sugerimos que sejam reorganizadas e mantidas as rotinas familiares:

– Acordar e deitar à mesma hora;

– Vestir uma roupa confortável;

– Participar nas tarefas domésticas, de acordo com a sua idade, fazer a sua cama e arrumar o seu quarto. As crianças gostam de participar e sentem-se valorizadas;

– Definir um horário de trabalho, onde se dedicará a fazer os TPCs, os trabalhos propostos pelos professores, tirar apontamentos, estudar…; Este horário poderá coincidir com o horário dos pais que se encontram a realizar trabalho à distância;

– Definir um horário diário para brincar e fazer atividades em família (jogos de tabuleiro, puzzles, jogar às cartas, jogo do stop, ver um filme com pipocas, ver documentários, fazer desenhos, pinturas e outros trabalhos manuais, ouvir música, cozinhar em conjunto, fazer bolos/bolachas/pão…;

– É importante que a criança tenha um tempo livre do seu dia, para fazer o que lhe apetecer (ter momentos de tédio também é importante, ajuda a estimular a criatividade e ajuda a gerir melhor o seu tempo livre);

– Estimular a leitura;

 

É importante encarar a situação com otimismo e calma. Procure manter-se informado e atualizado, limitando a exposição às notícias. Consulte fontes de informação fidedignas – DGE, OMS, ou SNS24. Lembre-se que as redes sociais contêm muita informação, mas nem sempre credível.

Dedique também algum tempo para fazer exercício físico. Procure também ter tempo para si, para fazer o que mais gosta.

Caso sintam alguma dificuldade, se notarem alguma quebra na estabilidade física e psicológica dos vossos educandos, entrem em contacto com a equipa Espaço Com Tacto e solicitem ajuda, o qual poderá ser feito através do diretor de turma ou diretamente contactando a Equipa (contacto telefónico 266 750 050 /e-mail- espacocomtacto@ebim.pt)

Esta situação é muito complexa para os adultos, mas ainda mais para crianças e jovens. É essencial não desvalorizar o perigo, mas ao mesmo tempo transmitir confiança e tranquilidade.

Na certeza que o comportamento de cada um será decisivo para combater esta pandemia, apelamos à responsabilização de cada um. 

Acreditamos que com o empenho de todos voltaremos mais cedo à normalidade.

A Equipa Espaço Com Tacto

Ana Fátima Santos – Psicóloga

Ana Luísa Oliveira – Psicóloga

Cláudia Guerra – Psicóloga 

Dulce Marchão – Animadora sociocultural

Maria João Segurado – Assistente Social

Rute Pereira – Animadora sociocultural

 

Sugerimos ainda alguns Sites: #COVID-19 | PREVENÇÃO E PROTEÇÃO

https://clientes.assec.pt/dgs/

https://www.ordemdospsicologos.pt/ficheiros/documentos/covid_19_criancas_.pdf

https://www.youtube.com/user/ordempsicologos


Sugerimos que vejam estes vídeos:

O Novo Coronavírus


 

Ministério da Educação – Conselhos às famílias – Covid-19

 

  

#FiquemEmCasa