Atividade de Acolhimento no 3ºPeriodo

O Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício promoveu um conjunto alargado de atividades de acolhimento aos seus alunos dos vários ciclos de Ensino e nas diversas Escolas Básicas. 

No momento de regresso à escola, após um longo período de confinamento, importa assegurar a criação de ambientes seguros, que promovam o bem-estar sócio emocional, o sentido de pertença, o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem. Os especialistas em saúde mental têm vindo a realçar a importância da criação de vínculos e do estabelecimento de relações interpessoais positivas, apoiantes e de confiança com os pares e com os profissionais de educação.

Partindo destes pressupostos, a equipa multidisciplinar Espaço ComTacto organizou um conjunto de atividades promotoras do re-estabelecimento de rotinas, incluindo marcas de um acolhimento caloroso, que façam os alunos sentir-se benvindos, integrando naturalmente os cuidados necessários relacionados com a segurança, recomendados pela DGS.

Esta iniciativa visou a criação de oportunidades para os alunos acederem a atividades lúdico-pedagógicas, de cariz artístico e desportivo, reforçando as suas aprendizagens sócio-emocionais, o seu interesse pelas atividades escolares presenciais e as suas relações interpessoais.

Ao nível do 1º ciclo, foram promovidas atividades nas suas primeiras semanas de aulas, ainda em março na Escola Básica Manuel Ferreira Patrício,  Escola Básica da Cruz da Picada, Escola Básica Senhora da Glória, Escola Básica de Valverde e Escola Básica da Vista Alegre. Estas atividades foram bem acolhidas em todas as escolas, onde este momento deixou marcas de alegria no regresso à socialização em presença e à Escola.

No caso do 2º e 3º ciclos apostou-se numa na organização colaborativa e conjunta com instituições da comunidade, muitas delas parceiras de longa data, que poderão contribuir positivamente para as aprendizagens dos alunos. Agradecemos a colaboração da Divisão de Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Évora, da APPACDM de Évora, da Associação GARE, do Serviço Educativo da Fundação Eugénio de Almeida e do Projeto MUSE.

Entre 5 e 9 de abril, tivemos uma semana marcada pela participação de todas as turmas em atividades em áreas tão diversas como as artes plásticas, fotografia, desporto e jogos tradicionais, sensibilização para os efeitos do consumo de álcool, música e danças do mundo.

Destaca-se ainda a construção de painéis com a participação e contribuição de todos os alunos, que estão espalhados pelo espaço escolar, sobre os  temas “Aquilo que mais saudades tive nestes meses foi…”, “ o que sentimos no regresso à Escola” e outro denominado “árvore dos sonhos”, virado para a promoção da esperança no futuro.
Em todas as atividades foi central o respeito por todos os cuidados relacionados com a situação pandémica que vivemos, estas atividades foram desenvolvidas no exterior, privilegiando a participação separada por turmas, reforçando, junto de todos, as medidas de distanciamento, uso permanente de máscara,  desinfeção de mãos e materiais.

Esperamos que ao longo do 3º Período a alegria e festa das aprendizagens partilhadas e em presença se mantenha e seja o motor do desenvolvimento social, emocional e cognitivo de todas as nossas crianças e jovens.